ENCONTRE PALAVRAS DE LUZ!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O MAGNESITO DO SOL NESTE PROCESSO.18.02 2016





Buraco coronal: Bombardeio solar já dura mais de 48 horas



A instabilidade na ionosfera terrestre já dura mais de 48 horas, alimentada por poderosos ventos solares alimentados por um buraco coronal voltado para a Terra. Os ventos ultrapassaram a marca de 600 km/s.

Buraco Coronal


Como consequência, o índice KP chegou a atingir o nível KP=6 por duas vezes, formando auroras polares e provocando instabilidades nas redes elétricas em países nas latitudes elevadas.

O forte vento solar é provocado por um buraco coronal voltado para a Terra, associado a possíveis choques interplanetários de partículas ejetadas em diferentes velocidades. Na manhã de quinta-feira, a velocidade do vento solar chegou a 615 km/s, ou 2,2 milhões de km/h.

Um buraco coronal é uma região da coroa solar onde uma anomalia localizada no campo magnético da estrela permite que as partículas solares, anteriormente aprisionadas, escapem em alta velocidade em direção ao espaço.

Devido à posição do buraco coronal e possível ação de uma segunda anomalia observada nas imagens de satélite, o efeito dessas rajadas intensas de partículas deve durar pelo menos mais 24 horas.




Ver imagem no Twitter



Ver imagem no Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário