No último dia 02 de Dezembro, o astrônomo amador John Seach, na Austrália, detectou pela primeira vez algo diferente no céu. Naquele dia, a magnitude aparente do novo "objeto" foi estimada em 5.5.Felizmente, conseguir enxergar a nova explosão não é uma tarefa difícil. Sua localização é fácil, pois ela se encontra muito próxima da estrela 'Hadar', na constelação de Centaurus.

22/08/13 - Entenda o fenômeno que deu origem a NOVA DELPHINUS 2013, aprenda a localizá-la no céu, e entenda qual a diferença de "Nova" para "Supernova"

A nova é uma explosão de uma estrela, que os cientistas acreditam acontecer quando uma Anã Branca 'rouba' matéria de uma parceira (sistema binário). Essa Anã Branca, ao adquirir de forma rápida tamanha quantidade de matéria, ela explode, porém, ao contrário da Supernova, essa explosão não destrói a estrela. Uma Supernova é muito mais brilhante, e algumas delas poderiam ser vistas até mesmo durante o dia, que seria o caso da estrela Betelgeuse, da constelação de Orion (alpha Orionis). A estrela Betelgeuse é uma supergigante vermelha, e uma das maiores já calculadas. Seu diâmetro é de aproximadamente 1.200x o diâmetro do Sol, e ela está no final de sua vida. Quando ela entrar em colapso (o que pode ser a qualquer momento), ela explodirá como uma supernova, e será facilmente vista durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário