Quando, este ano, o cometa ISON passar próximo da Terra, é possível que a poeira da cauda do cometa crie uma chuva de meteoros.
"Em vez de se queimar provocando um clarão de luz, elas [as partículas] se dirigirão para a Terra", revela um comunicado do cientista da Universidade de Western Ontario, Paul Weigert.

O começo do mês de maio reserva mais um espetáculo para quem é fã de chuvas de meteoros ou das populares "estrelas cadentes". Para o próximo final de semana, está prevista a atividade máxima da Eta Aquárida ou Eta Aquarídea, que tem o radiante localizado na constelação de Aquarius.
Este ano, o auge do espetáculo será na noite do dia 4 e na manhã do dia 5 de maio, quando poderão ser observados até 20 meteoros por hora. Esta chuva de meteoros deve início no último dia 21 e seguirá até 12 de maio, contudo, neste final de semana o fenômeno atingirá o seu ápice de atividade.
Estes meteoros poderão ser visualizados em quase todas as partes do planeta, contudo, no Hemisfério Sul esta observação deve ser melhor, em especial próximo à linha do Equador. O melhor horário para ver os meteoros será entre 4h e o nascer do Sol. Você pode localizá-los sem a ajuda de equipamentos e, de preferência, longe das luzes da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário