ENCONTRE PALAVRAS DE LUZ!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ENERGIAS!

A equipe de astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional testemunhou um incrível espetáculo graças a uma estranha formação gasosa, como uma nuvem gigante.gante, que se elevou sobre a atmosfera terrestre.

Foto: Astronautas testemunham estranha nuvem de gás sobre a Terra 


A equipe de astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional testemunhou um incrível espetáculo graças a uma estranha formação gasosa, como uma nuvem gigante, que se elevou sobre a atmosfera terrestre. Em um primeiro momento, a privilegiada audiência do evento tomou conta dos blogs onde propagaram a noticia. 

Em seguida, algumas imagens, capturadas por uma câmera fotográfica da estação, foram transmitidas pelo Twitter.  

A controvérsia rapidamente tomou conta das redes sociais, com um rumor de que que a imagem havia sido originada pela cauda de um foguete norte-americano lançado no espaço. Em função da paralisação momentânea da NASA, a hipótese perdeu credibilidade rapidamente.    

Entretanto, após as informações divulgadas pelo Programa Espacial Russo, foi possível concluir que a nuvem havia surgido em função do lançamento do míssil balístico Topol (linha de mísseis balísticos intercontinentais da Rússia).  

O efeito ocorreu depois de provas realizadas pelo programa russo no dia 10 de outubro, em que o míssil alcançou com sucesso o alvo traçado sobre o polígono do Cazaquistão, deixando atrás de si uma imensa nuvem nas imediações da atmosfera terrestre.i







Recentemente o Hubble encontrou a Lua "perdida" de Netuno o planeta mais distante do sistema solar.A lua Naiad já havia sido observada anteriormente pela sonda Voyager-2 em 1989 e depois a lua nunca havia sido observada novamente. A maior dificuldade de se observar essa lua se deve ao fato dela ser muito próxima ao planeta que ela orbita e outro fator é que Netuno brilha 2 milhões de vezes mais que Naiad ,dificultando ainda mais essa observação.A equipe de Mark Showalter, do Instituto SETI, na Califórnia, teve de desenvolver uma técnica para bloquear o brilho de Netuno, a fim de enxergar Naiad. E apresentou os resultados na última reunião anual da Sociedade astronômica americana. Com essa nova técnica utilizada pela equipe de Mark Showalter foi possível redescobrir Naiad com seus 100 KM de largura e a descoberta de uma nova Lua em Netuno com cerca de 20 KM de diâmetro, agora somando ao todo 14 Luas em Netuno. Nosso sistema solar ainda guarda muitas surpresas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário