ENCONTRE PALAVRAS DE LUZ!

domingo, 20 de março de 2016

ESTE DIA O EQUINÓCIO!

Equinócio de Outono e Cometa em aproximação máxima da Terra.



O Equinócio de Outono acontece às 01:30 horas da madrugada em 20 de Março, (horário de Brasilia)

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).

Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste. A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. 

Para os apaixonados em fenômenos celestes e astronômicos, esta madrugada de domingo será interessante. Além do equinócio, às 01:30 da madrugada de domingo (20) quando o Sol cruza diretamente a Linha do Equador e a noite e o dia têm exatamente a mesma duração (12 horas), a data também, marca a aproximação máxima de um cometa, o verde cometa 252P/Linear


equinocio


Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração, como será amanhã.
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul (Brasil). Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas.

Assim num ano comum, tendo 365 dias e – portanto – mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns as datas tendem a se adiantar um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

equinocios

Em 21 de março, o cometa 252P / LINEAR fará uma passagem próxima da Terra – a cerca de 0,036 AU (5,4 milhões de km) de distância. Esta é a quinta mais próxima abordagem de um cometa já registrada e, como resultado, o cometa normalmente com brilho fraco e difuso tornou-se um alvo fácil para telescópios de fundo de quintal. Com efeito, ele esta se iluminando muito mais rápido do que o esperado.

cometa-verde-252p-linear
Há uma chance de que a maior aproximação do cometa da Terra poderia causar uma chuva de meteoros menores nos céus do hemisfério sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário