Esse tema tá relacionado com a quatro forças fundamentais do Universo e como quase tudo que publicamos aqui, então eu gostaria, se vocês permitirem, escrever um pouco sobre esse assunto. Aquela formula que todos conhecem. F = m x a, isto é F=força, m=massa e a=aceleração, segunda Lei de Newton.
Sabemos que essa lei "funciona" mas para isso demos um nome a essa "força" de GRAVIDADE, mas na verdade não temos noção do que significa essa "força" e nem essa "massa" (dai o Boson de Higgs). Os aceleradores de partículas como o colisor de Hadrons funciona baseado na segunda Lei de Newton, mas fica só por ai.
Em um aceleradores de partículas os cientistas trabalham com partículas atômica e ai é que entram as FORÇAS NUCLEAR FORTE E A FRACA. A força forte une os prótons e nêutrons no núcleo do átomo e é muito poderosa. Essa força nuclear forte é que gera toda a energia das estrelas incluindo o SOL, mas esse força é limitada a um ínfimo espaço, bilhões de vezes menor que um milimetro.
A força nuclear fraca esta presente no decaimento de isotopos radioativos. Essas duas forças agem no nucelo atômico. As outras são a Gravidade que é bem "comum" a todos nós, e a força elétrica que muitos autores chamam de força eletromagnética e as duas são comuns em todo Universo.
Newton explicou como funciona gravidade, mas não conseguiu explicar o que é essa força chamada gravidade. E a força elétrica ? Todos os átomos tem gargas elétrica, positivo no núcleo(prótons) e negativo na eletrosfera(elétrons). Essa força pode ser atrativa e repulsiva, lembra da experiencia de esfregar a régua no cabelo pra atrair pedacinhos de papel ?
Como vocês sabem trata-se de eletrostática. Mas, lembre-se que a gravidade é uma força atrativa...! Eu montei um quadro com duas equações que todos vocês conhecem (ao lado). Note a semelhança entra a duas equações, em uma delas trata da MASSA = M1 e M2 e a outra de CARGAS = Q1 e Q2. Mas porque essa incrível semelhança ? Ai já é outra historia....!
Foi detectada no começo da manhã de hoje, 09 de outubro uma erupção solar moderada classe M2.8, em torono da região de manchas solares 1865 no quadrante sudeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário