O Céu Noturno na semana de Quinta-feira 03 de outubro a quinta-feira 10 de outubro:
A Lua Nova é sábado na noite de 05 de outubro. Marte e Júpiter estão proeminentes no início da manhã.
Vênus estará facilmente visível no céu noturno a Oeste com Saturno abaixo. Mercúrio sobe mais alto no céu à noite e estará perto de Saturno na noite do dia 7.
A Lua está perto do par de Mercúrio e Saturno no dia 7 e perto de Vênus no dia 8.
O Cometa C/2012 S1 ISON esta visível em telescópios.
Vênus, Saturno, Mercúrio e a Lua Nova: show no céu noturno na semana de quinta-feira 03 de outubro a quinta-feira 10 de outubro:
Vênus sobe mais alto no crepúsculo da noite.Ele pode ser facilmente visto 20 minutos depois do por do sol (na verdade, com um pouco de esforço, você pode vê-lo até mesmo antes do por do sol).
É o objeto mais brilhante (tão espetacularmente) acima do horizonte ocidental e fica visível até duas horas ou mais depois do sol se pôr (dependendo de como e onde esta o seu plano horizonte ocidental). Vênus começa a “entrar na cabeça da Constelação de Escorpião.
Céu da noite olhando para o oeste como pode ser visto a partir das 20:00 horas desde a segunda-feira 07 de outubro. Vênus é bastante alto no céu noturno acima de Saturno e Mercúrio, com a Lua um pouco acima do par.
Mércurio agora estará facilmente visível no crepúsculo da noite. O mais rápido dos planetas, Mércurio sobe mais alto no céu à noite esta semana indo de encontro rumo a Saturno. O par está junto e próximos, na noite do dia 7. Mercúrio estará mais alto no céu no dia 9, e vai voltar para abaixo do horizonte depois disso.
O Planeta Saturno ainda é facilmente visível acima do horizonte ocidental no início da noite, na constelação de Virgem e esta sendo visitado por Mercúrio. Vistas telescópicas dos anéis do planeta são progressivamente mais difícil de se ver na medida que o planeta fica mais baixo no céu, e mais profundamente no crepúsculo. Saturno se define no horizonte em torno de 20:30 hora local.
O Céu da manhã na madrugada de terça-feira, dia 08 de outubro olhando para o nordeste visto a partir das 5h30 horas. Marte, Júpiter e Procyon formam um longo triângulo no céu da madrugada. Júpiter esta próximo a estrela Wassat na Constelação de Gêmeos. A Lua Crescente está perto de Marte. O Cometa ISON está junto e abaixo de Marte, e visível em telescópios amadores de alto nível.
Marte, Júpiter e a estrela brilhante Procyon começam a semana formando um triângulo no crepúsculo da manhã. Júpiter está na constelação de Gêmeos. Marte está passando pela constelação de Câncer e entra na constelação de Leão. Marte sobe ainda maior no crepúsculo da manhã, e é visível antes de o céu empalidecer substancialmente.
Marte se aproxima da brilhante estrela Regules (Leão) e estará mais baixa quatro graus de distância até o final da semana. Júpiter está agora bem acima do horizonte norte-oriental, acima e além da esquerda de Marte. É bastante fácil de ser visto no céu da manhã bem no crepúsculo. Durante a semana, Júpiter sobe mais alto e se aproxima da moderadamente brilhante estrela Wassat.
As Luas de Júpiter são facilmente visíveis com binóculos. O Cometa C/2012 S1 ISON deverá tornar-se muito brilhante no final de novembro (28) e início de dezembro. Atualmente ele é visível em instrumentos amadores modestos do tipo telescópios refletores de 12 polegadas.
Enquanto o cometa estará em torno de magnitude 10, no início de outubro e em torno de 8,6-9 em meados de outubro, ele nunca estará muito elevado na zona do crepúsculo astronômico (entre 5 e 7 graus acima do horizonte).
O Cometa C/2012 S1 ISON deverá tornar-se muito brilhante no final de novembro (28) e início de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário